[GTER] Selo BPF de CPE | IPv6 or Die

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Wed Jan 3 17:17:36 -03 2024

Boa tarde André

Obrigado pelo seu email e interesse nesse assunto.
Concordo com sua afirmação inicial que o processo de homologação de CPEs
é de fato um processo que "nunca acaba". A razão principal para isso é
basicamente que uma mera nova versão de firmware pode mudar
significativamente uma homologação feita anteriormente. Claro que a
tendência disso acontecer é menor, mas não é tão pouco significativa.

Quando você diz caderno de especificações entendo uma lista básica ou
mínima de testes à serem realizados em CPEs candidatas para compra e que
validem os principais cenários de uso de clientes em geral. Se for isso
faz sentido sim.

A questão do retrabalho é um pouco mais difícil porque no final das
contas uma validação bem feita precisa ser feita novamente para *cada
nova versão ou build de firmware disponibilizado* então os testes não
tem como fugir muito, mas dá pra focar melhor o tempo nos principais
pontos ou naqueles pontos onde costumam aparecer a maior parte dos
problemas observados.
Existem testes também relacionados à parte física (temperatura acima do
normal, travamentos, perda de performance após tempo de uso, etc) que
devem ser testados principalmente na homologação inicial do produto.

A ideia de um selo é interessante, por outro lado creio que seja algo a
ser bem pensado desde diversos aspectos pois passar desde a percepção de
quem vai chancelar aquele selo como também ao método de trabalho à ser
aplicado em cada validação e como aferir os resultados de maneira confiável.

Uma que é um pouco mais fácil e dá pra pensar é uma página na Wiki que
possa servir como referência para aqueles que estiverem dispostos a
realizem seus próprios testes.

Mas acima de tudo o mais importante sempre na minha opinião é cada ISP e
tomador de decisão, por mais tentado que esteja de aproveitar um valor
de compra mais baixo por unidade ou uma promoção tenha a disciplina de
submeter aquele produto com comprometimento para sua equipe técnica
realizar os testes detalhadamente e sobretudo não se comprometer com a
compra daquele equipamento enquanto houverem pontos importante sobre a
operação do produto em abertos para serem resolvidos pelo fabricante.

Um abraço
Fernando Frediani