[GTER] Fornecedores com CPEs e Caixas Profissionais para NAT464XLAT

Uesley Correa uesleycorrea at gmail.com
Thu Sep 14 09:02:16 -03 2023

Olá, Renan!

Eu sou um dos entusiastas de 464XLAT, inclusive já montei cenários ISP
embrionários com ele. O que posso te dizer é:

Proprietário para PLAT tem várias opções, até o A10 faz PLAT.
CLAT temos um problema: não conheço no nosso mercado (eu atendo toda a
América Latina) UMA CPE SEQUER que faça o CLAT. Já conversei com o pessoal
da Multilaser, perguntando como fazer para sugerir que a ZTE o faça e me
deixaram num vácuo profundo. Conheço uma pessoa na Europa que tem
implementação de 464XLAT usando CPE Huawei, mas consultando a Huawei LATAM,
eles disseram que esse produto não existe para o nosso mercado (what?).

Então, em resumo: open source para PLAT você pode usar o Jool, muito bem
documentado e funcional, inclusive para cenários grandes. Para CLAT, você
pode usar o OpenWRT com qualquer router TP-Link que suporte. Foi assim que
montei um cenário com uns 10 routers conectados e funcionais usando 464XLAT.

Para ambientes não-ISP, existe uma autoridade Brasileira no assunto, se
chama Henri Godoy, da Universidade de Campinas. Rede da universidade em
puro 464XLAT usando Jool, participante ativo dessa lista de discussão.

Sucesso na sua empreitada, e documente aqui na lista os avanços. É muito
importante.

Uesley Corrêa - Analista de Telecomunicaciones
CEO Telecom Trainings LLC
CEO Telecom Consultoria, Entrenamiento y Servicios