[GTER] OpenVPN com fechando tunel via IPv6 em Hardware Mikrotik

Lucas Willian Bocchi lucas.bocchi at gmail.com
Thu Jun 29 11:29:36 -03 2023

Bom dia Renan. Ficou meio obscuro sua dúvida. Pra começo de conversa, você
está utilizando IPv6 para FECHAR as vpn's ou você quer usar uma faixa IPv6
sua na rede dessas vpn's? Pra fechar túneis openvpn com ipv6 ou v4 não tem
segredo, só utilizar os tutoriais aí da internet. Se você quiser jogar uma
faixa de IPv6 sua pra dentro da rede, ou tu usa roteamento com OSPF com uma
faixa para esse roteamento e outra para cada rede interna distribuindo
esses ip's como tu achar melhor, ou usa o modo ethernet do OpenVPN, cria
bridge no concentrador e uma faixa só para interconexão e outra interna
também para as filiais, ou bridge pura mesmo já no concentrador principal
empurrando isso pra rede interna.
Cenário tem vários. Tem que ver o que melhor se encaixa. Eu prefiro
utilizar uma faixa para roteamento entre os mikrotiks e outra faixa interna
para cada filial, o que facilita inclusive a identificação dos equipamentos.