[GTER] OpenVPN com fechando tunel via IPv6 em Hardware Mikrotik

Renan Menezes renanitmanager at gmail.com
Thu Jun 29 10:33:57 -03 2023

Bom dia pessoal!

Estou na luta para tentar configurar VPNs utilizando o IPv6 para fugir dos
problemas com CGNAT e 464XLAT, mas estou com uma dificuldade em encontrar
este tipo de conteúdo.

Neste meu ambiente tenho um servidor Mikrotik e vários clientes Mikrotik,
além de Computadores (Linux, Windows e MAC). Iremos entregar pelo
túnel IPv4 inicialmente e futuramente também IPv6 ULA.

Alguém já realizou algum ambiente parecido para recomendar alguma
documentação?

Estamos utilizando o último RouterOs 6 LongTerm.

Aproveitando gostaria de sugerir no nic.br que o site ipv6.br tenham esses
tutoriais de colocar serviços em IPv6 como VPNs, Containers e etc, isto
para que quando alguma software house vier falar para o provedor que não
possuem documentação possamos já mandar o link para eles.

Muito obrigado!

Renan I. A. de Menezes
Analista de Infraestrutura de TIC