[GTER] IX.BR - NIC.BR - Registro.BR - SIMET - PAS - Autenticações unificadas

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Dec 11 08:59:22 -03 2023

Aoooba! Bão!
Espero que todos tenham chegado em casa bem depois da incrível semana da
infraestrutura da Internet Brasileira de 2023.

Algumas das coisas que ficaram na minha cabeça decorrente das novidades
apresentadas nessa semana foram o novo portal do IX.BR, o portal de
sistemas de tickets, as novidades do SIMET, e do PAS.
Tem mais um montão de coisas... Mas essas são as mais envolvidas no tema
desse e-mail.

Existe algum planejamento e análise de requisitos em andamento para
integrar as bases de autenticação correlatas aos diversos mecanismos
fornecidos pelas diversas instituições correlatas ao NIC.BR/CGI.BR?

Obs.: Eu ia fazer essa pergunta lá no microfone no evento presencial.
Mas vocês iriam querer me bater sobre monopolizar o microfone e as
perguntas.
Rsrsrs.

Eu tenho convicção de que demais colegas devam concordar comigo que um
zilhão de contas, todas desconectadas, é um problema inclusive de segurança
para os operadores de redes e ASNs.
Então é inevitável pensar em sugerir algo que resolva ou amenize esse
problema.

Eu vejo movimentos do RIPE, do ARIN em fornecerem e consumirem (comendo sua
própria comida de cachorro) serviços de SSO no acesso aos seus diversos
mecanismos de autenticação.
O próprio PeeringDB oferece o OAuth(e funciona muito bem) para serviços
externos.

E aí? Existe algo no radar sobre esse tema?
Como uns caras chatos como eu e mais uns 4 ou 5 podemos ajudar a isso
acontecer?

--
Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação