[GTER] Informações sobre OpenCDN

Diego Canton de Brito diegocdeb at hotmail.com
Mon Sep 11 20:52:03 -03 2017

Douglas, sabe aquela ideia de juntar vários ISPs para conseguir solicitar os servidores das CDNs? Então, o OpenCDN é apenas um intermediador neutro que fará esse papel, será responsável por locar espaço em Datacenter regional, contratar transporte e trânsito IP e fornecer bloco IP para as CDNs.

Cada ISP que queira se beneficiar recebendo conteúdo dos Caches de CDNs participantes, pagarão um valor X conforme o uso, mas seguindo pacotes definidos. Exemplo: 100Mbps, 1Gbps, 10 Gbps.

Ao que entendi, tanto CDN, quando ISP irão pagar valores X e Y ao NIC, que com esses recursos irá pagar os fornecedores.

Ou seja, os custo de hospedar, de trânsito IP, de transporte a SP e etc, serão rateados entre ISPs e CDNs, na prática, o conteúdo dos que quiserem disponibilizar CDNs nos PTTs, ficará mais rápido, afinal estará num IX local, haverá a promoção da descentralização que hoje ocorre em São Paulo e Rio, e um existirá agente neutro para conversar com as CDNs e garantir que ninguém será excluído "do Acordo" e nem que ninguém irá monopolizar os equipamentos (algumas CDNs deram a entender que já cederam equipamentos para um Grupo de "parceiros" e o que hospedava o aparelho, simplesmente tirou os prefixo dos outros, finalizando unilateralmente o acordo).

OpenCDN não é um Player, não é um ISP, não é um DataCenter, diria que não é nada do que conhecemos, estaria quase uma  "cooperativa", pra tentar chegar mais perto de uma ilustração.

Poderíamos dizer que a OpenCDN no máximo irá operar um roteador hahusasuhasuhahus

Rubens, me corrija se estou entendendo errado. Mas foi isso que entendi desde a apresentação da ideia em 2015.

Diego Canton de Brito