[GTER] Fwd: IPv4 purchase availability

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Wed Jan 27 13:53:35 -02 2016

A minha experiência foi com RIPE e ARIN e não envolvia transferência de
recursos entre RIR, mas talvez sirva de parâmetro para alguem, obviamente
adequando às políticas locais do LACNIC que tendem a ser parecidas, mas não
necessariamente serão.

Nós tinhamos alocação da RIPE e usávamos isso na Europa para atender o
mercado Europeu. Subimos um Datacenter nos Estados Unidos para atender
inicialmente clientes Europeus mas que rapidamente mudou para atender
também clientes Americanos. Pedimos uma alocação para a ARIN que nos
concedeu após devidamente justificada.
Posteriormente precisamos utilizar Anycast e pegamos um /24 da alocação da
RIPE e anunciamos tanto na Europa quando nos Estados Unidos, mais uma vez,
devidamente justificado.
Tudo isso utilizando o mesmo ASN óbviamente.

Acredito que o grande entrave para empresas Brasileiras que desejem fazer
algo similar seja pagar outra alocação também la fora (e esse dolar não é
R$ 3,20 não).

O que eu particularmente faria aqui no LACNIC é verificar primeiro:
- vai atender somente clientes Brasileiros lá fora ? Ok verifica com o
LACNIC/NIC.br se precisa mudar algo na sua justificativa. Não acredito que
haverá empecílios de nenhum deles ou de alguma política mesmo que seja
necessário mudar.
- vai atender clientes do mercado local lá ? Muito provavelmente será
necessário pedir alocação ao RIR local.

Abraços
Fernando Frediani