[GTER] IPV6 SITES

Elizandro Pacheco [ Pacheco Tecnologia ] elizandro at pachecotecnologia.net
Thu Jan 14 13:05:41 -02 2016

> Em 14 de jan de 2016, à(s) 11:05, João Butzke <joao at tbonet.com.br> escreveu:
>
> Se eu tivesse 10mil ipv4 estaria tranquilo! haha
>
> Como o Cresci falou, deveria ser feito alguns how-to para esse pessoal mesmo, o problema é quem se habilita a fazer.
>
> Falo o mesmo pro DNS 6 , o Conteúdo que você acha na internet é muito vago e você precisa acabar juntando uns 10 tutoriais para conseguir fazer o negócio rodar e OLHE LÁ, sem falar que o conteúdo é todo em inglês.

A versão mais recente do nosso treinamento de IPv6 na Última Milha dá uma boa pincelada nisso, foco em serviços.

Autoritativo, reverso ( que ensinamos gratuitamente em um webinar aberto ) e outros serviços como servidor web.

Nós evitamos ficar divulgando em listas pra não gerar ou não ser acusado de spam, afinal de “terroristas” já fomos chamados, justamente por exaltar a importância de se ter ipv6 hoje!

> Graças a vídeo do Uesley " https://www.youtube.com/watch?v=GaPG_buaqog " Consegui configurar as mikrotik e os ubiquiti facilmente, muito obrigado! além de fazer o pppoe-server rodar tranquilamente, sem falar da sua ajuda Joéster!
>
> Estamos indo para um futuro muito bom, mas a falta de vontade de alguns players do nosso ramo ( de internet ) para a ativação do IPV6 desanima qualquer um.

Siga o rumo das águas, não deixe mais entrar equipamento sem suporte a ipv6 na sua rede e cobre, mesmo que semanalmente, suas operadoras por trânsito nativo.

O progresso está vindo, isso ficou bem claro no último IPv6 Fórum, e devemos fazer nossa parte.

Claro, ainda não é um mundo de mil maravilhas, e com o nível técnico de alguns consultores por aí, fica mais difícil.

Como o Uesley falou, de novembro passado para cá, mais de 50 ASN’s implantaram IPv6 na última milha através de nossos treinamentos, isso ( particularmente ) é muito gratificante para nós e nos dá o sentimento de estarmos fazendo também a nossa parte.

O próprio ASN do Uesley está no TOP5 dos mais visíveis na internet em IPv6.

Vimos também, no IPv6 fórum, as principais dificuldades das operadoras na implementação, mas também vimos os esforços para isso ( ok, nem de todos heheh )

Minha recomendação ( e do Uesley também ) é ouvir o Nic.BR ( leia-se IPv6.br ) e participar dos eventos. Além de qualidade técnica incomparável com outros eventos, é o conhecimento direto da fonte.

E nós, pudemos durante 2015 apresentar trabalhos por 3 vezes no ano nesses eventos.

Eu, particularmente, só tenho a agradecer ao Nic, pela oportunidade e por abrir esse espaço também pra quem trabalha com os “pequenos”.

Um forte abraço,

Elizandro Pacheco