[GTER] IPV6 SITES

Rafael Cresci cresci at gmail.com
Thu Jan 14 07:46:15 -02 2016

> O NIC é o Núcleo de Informação e Coordenação, não o Núcleo de Intimidação e
> Coerção. Ao contrário de órgãos reguladores, organizações de coordenação
> tentam trabalhar com o estímulo positivo...

Não obstante, o grosso do conteúdo de sites se encontra em provedores
de hosting SMBs. Estes só recentemente ( =< 2 anos) tiveram suas
ferramentas atualizadas para suportar v6 (e mesmo assim mal e
porcamente), como o cPanel e Plesk.

Como são empresas pequenas ou mesmo eupresas (ou side-business de
desenvolvedores que não se interessam muito em aprender os meandros),
vai demorar até quererem aprender e implementar, ao menos enquanto não
verem por parte dos upstreams seus pedidos de IP negados
sequencialmente. E alguns upstreams são bem generosos ou pouco
criteriosos ao alocar IPs. Já vi casos de migração beduínica de um
upstream pra outro mais "liberal" por causa de rejeição de pedidos de
IPs. No estilo "eu tô pagando então quero que você me dê tudo o que eu
quero senão vai atrapalhar meu crescimento".

Não sei como poderia ser o approach para com estes, talvez uma série
de vídeos how-to bem "for dummies" ao invés de cursos presenciais
tivessem alguma efetividade - não sei o que o NIC já
estudou/experimentou nesse sentido então não posso falar nem dar
pitaco.