[GTER] Informações sobre a ferramenta PRTG

Márcio Elias Hahn do Nascimento marcio at sulonline.net
Wed Jan 13 08:37:46 -02 2016

Zabbix, com um chip da TIM da vida, com SMS ilimitado e um antigo
motorola V3, mandar SMS a custo quase zero é mais mole que tirar doce de
criança... rsrs

Alias o problema é o que notificar. Estou saindo do
Nagios (excelente ferramenta, contra apenas a configuração que ou vc faz
manualmente ou pega um frontend de terceiros para adaptar a ele) e uma
coisa que o Nagios faz e o Zabbix não é detecção de Flapping, ou seja,
um determinado host ou serviço fica oscilando entre 2 estados, ao invés
de inundar vc de notificações, o Nagios identificava isso e mandava uma
notificação que os alertas para este host/serviço seriam suspensos até
que ele estabilizasse em um estado parando de oscilar.

No Zabbix, tem
que se ter cuidado ao configurar as triggers para não gerar notificações
muito precipitadas causando esse problema...

Única coisa que me chamou
a atenção nos 2 mundos....

---

Att

Márcio Elias Hahn do
Nascimento
(48) 8469-1819 / 3524-0700 - marcio at sulonline.net
INOC-BR:
52977*100
GERÊNCIA DE RECURSOS DE TIC - Sul Internet [2]

 [2]

Felipe Trombini Olivares escreveu:

> [...]
bastante gente falando bem sobre PRTG, gostaria de saber se é tudo isso
mesmo se vale a pena pagar pela ferramenta, eles tem algum tipo de
suporte? Hoje tenho o Zabbix mas falta conhecimento para deixa-lo
completo, ou compensa fazer o curso do Zabbix? obrigado.

> Olá
Felipe,

> Atualmente usamos Zabbix para monitorar diversas coisas na
nossa rede.
> Na verdade estamos em fase de testes. Estamos gostando e
inclusive já
> integramos com o Telegram para enviar os alertas para o
nosso setor de