[GTER] Informações sobre a ferramenta PRTG

Caio caiot5 at gmail.com
Tue Jan 12 16:54:15 -02 2016

Em algumas empresas que trabalhei, usei como monitoramento adicional o PRTG
e minha opinião é a seguinte:

"Prós"
- Facilidade de configuração e visualização dos dados (extremamente
simples).

"Contras"
- Roda somente em Windows
- Na coleta snmp é criado um "id" para cada sensor coletado, entretanto,
dependendo da alteração que você fizer, principalmente em JunOS, esse id é
alterado, por mais que a vlan seja a mesma e compromete o histórico de
coleta do período .
- Acima de 100 dispositivos (com uns 1000 sensores rodando), a pagina de
visualização em AJAX fica bem lenta (em qualquer navegador) e as falhas de
coleta se tornam mais frequentes.

Eu classificaria talvez como solução "simples" que "não escala", mas gosto
é muito pessoal - estou certo que devem ter "N" casos de sucesso por aí,
especialmente em empresas menores.