[GTER] Qual a real ameaça de usar VPN desconhecida?

casfre at gmail.com casfre at gmail.com
Thu Jan 7 21:49:00 -02 2016

> [...]
>
> As atualizações de assinaturas de protocolos, e a classificação de sites e
> faixas de redes são mais importantes até que a própria capacidade de abrir
> os cabeçalhos criptográficos.
>
> Na minha modesta opinião a Cisco sempre foi FODA nessa parte.
> Deu uma parada no tempo e deixou a Palo Alto se criar.
> Mas ambas estão no topo da MINHA lista nesse quesito.
>
> Eu choro toda vez que lembro que a MS descontinuou o TMG, mas o tempo de
> resposta deles para atualizações de assinaturas de Firewall, assinaturas de
> AntiSpam, Classificação de Conteúdo, era EXCELENTE!

Não cheguei a conhecer/usar o referido TMG. :-)

> Tem também Sophos, SonicWall, Checkpoint, e etc...

Sim. Há várias opções. As que possuem capacidade para milhares de usuários
simultàneos (< 6.000) são todas de preço bem "salgado".

> E fora isso, o resto é meio que basicamente mais do mesmo... Baseado em
> listas "open" que não tem tempo de resposta aceitáveis diante de uma nova
> abordagem, dentro das demandas do mundo corporativo.

Quanto mais se refina os requisitos, mais se direciona para as soluções "de
topo", voltando para o problema do preço.

No final das contas, é o caminho que citou, ou seja, a caixa é só o
"caminho" para vender a solução e, claro, para que se tenha um hardware
padronizado, conhecido, pronto para a ferramenta. :-)

Obrigado.

Cássio