[GTER] PPPoE através de VPLS

Rôney Eduardo roneyeduardosantos at gmail.com
Mon Jul 28 19:40:00 -03 2014

Em 28 de julho de 2014 19:00, Felipe Klasen
<felipe at gnettelecom.com.br> escreveu:

> Vamos transportar até o concentrador atravé de VPLS porém em todos os
> exemplos de topologia, vemos um “terminador” para esses tuneis, e aí então o
> concentrador.
>
> Qual seria a razão desse terminador? Alguma questão de segurança?

Escalabilidade, organização e distribuição de carga/processamento por
funcionalidade, na minha opinião (ex.: uma ou N caixas dedicadas
somente para a função de terminação dos túneis e N servidores PPPoE
por trás dela(s) dedicados às autenticações).

> Hoje já utilizamos o concentrador porém os túneis eoip terminam nele mesmo,
> e para cada túnel, é criado um pppoe-server.

Se sua estrutura não for tão grande ao ponto de precisar dedicar
equipamentos para cada função, é possível manter em um só. Mas se
tiver previsão de crescimento de tráfego na rede, já é bom implementar
um topologia escalável.

--
Rôney Eduardo