[GTER] Wifi para 500 pessoas.

Leonardo Rodrigues leolistas at solutti.com.br
Sun Jul 27 21:36:15 -03 2014

     Bom ... já vi que Unifi não é unanimidade, já tendo relatos aqui na
lista de usuários que tiveram (e ainda estão tendo) sérios problemas com
ela.

     Eu uso a solução UniFi em alguns clientes e, diferente de alguns
relatos feitos aqui, tive um bom sucesso nessas implementações.

     Não, não vou afirmar aqui que UniFi é uma solução totalmente madura
pois definitivamente ela não é. Não tenho nenhuma dúvida que soluções
Cisco, Ruckus, Xirrus, etc etc, são bem mais maduras e confiáveis, assim
como são MUITO mais caras.

     Claro, não adianta a solução barata se não funciona, assim como não
adianta uma solução cara para cenários onde não existirá a verba para
adquirí-la.

     Nos meus casos, os acessos feitos pelos UniFi APs são, basicamente,
pra acesso internet. Não tenho nenhum caso de missão crítica rodando com
eles. Em geral, aplico controle de banda (nos próprios APs) de 2 ou
3Mbit/s no máximo por cliente. Tento sempre ter uma quantidade de APs
compatível com a área e quantidade de acessos, redobrando o cuidado em
áreas onde a concentração de acessos será sabidamente maior, uma
lanchonete ou biblioteca de faculdade por exemplo.

     Com UniFi já tive casos de 50-60 usuários por UAP (UniFi AP, só
2.4GHz, nunca tive a oportunidade de implementar o UAP-PRO, 2.4 e 5.8GHz
no mesmo AP) e, ainda assim, o acesso estava funcionando. Não fiz testes
precisos e não posso afirmar que nesses momentos o acesso não estava um
pouco degradado. Mas parar de funcionar por causa de 50-60 usuários no
mesmo AP, isso posso afirmar que não aconteceu.

     Em geral, tento evitar à todo custo que um único AP passe de 40-50
usuários.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues