[GTER] [caiu] AS19611 anunciando toda a tabela para a Level 3

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Fri Jul 25 11:19:02 -03 2014

Frederico
Filtrar por lista de prefixo não escala!

Qualquer operadora de pequeno porte(Digamos as que tenham mais de 200
downstreams pra cima) não conseguem acompanhar a crescente demanda de
alterações do diversos ISPs que atendem.

 - Um ISP-X se conecta ao SP-A, e ao SP-B.
 - O outro ISP-Y se conecta ao SP-C, e ao SP-D.
 - Em pouco tempo os ISP-X e ISP-Y se interconectam
   e fazem acordo de fail-over pelos Upstreams do
   parceiro forçando ser menos preferidos através
   prepends ou anúncios menos específicos..

Só nessa interconexão são 4 Ordens de Serviço para serem executadas.
1) SP-A -> Liberar (blocos_ISP-B) nos anuncios de entrada do vizinho ISP-B
2) SP-B -> Liberar (blocos_ISP-B) nos anuncios de entrada do vizinho ISP-B
3) SP-C -> Liberar (blocos_ISP-A) nos anuncios de entrada do vizinho ISP-A
4) SP-D -> Liberar (blocos_ISP-A) nos anuncios de entrada do vizinho ISP-A

A realidade que eu sinto das operadoras é:
Prefix-list do ASN vizinho tem mais de 50 entradas?
 -> Presume-se que já seja bem grandinho e saiba o que está fazendo
 -> Remove-se a filtragem de entrada e seja o que deus quiser.

P.S.: Isso não exime não exime nem o AS19611 e nem da AS3549 pisada na
bola...

Por isso eu acredito que usar alguma ferramenta que automatize essa
filtragem que é feita na unha resolveria o problema.
Existem algumas Opções para isso, uma delas seria algo baseado em SDN.
Mas isso vai levar algum tempo para decolar em Routers de Borda.
E o que já existe, e depende de adoção para emplacar mesmo, é o RPKI.

--
Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação