[GTER] [caiu] AS19611 anunciando toda a tabela para a Level 3

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Fri Jul 25 10:40:52 -03 2014

Desculpe...
Pelo que entendi, não foi trânsito pura e simplesmente.

P.S.: Tá Aí! Seria legal haver um relato oficial do ocorrido. Das múltiplas
partes.
      Sem caça às bruxas, apenas para promover o aprendizado com o equívoco
alheio.

Pelo que andei vendo, o que aconteceu foi que ele redistribui todos os
blocos que recebeu como se fossem dele.
E sendo assim, como eram todos prefixos miúdos(por causa do PTT) e o
AS-Path ficou bem curtinho (Orgin-AS sendo ele mesmo) todo mundo começou a
preferir as rotas dele.

   O que já me aconteceu(mas não deixei vazar para a internet)
   foi que o BGP estava sendo redistribuído para um IGP em um
   dos Border-Routers(EIGRP no meu caso) e o IGP redistribuiu
   todos aqueles blocos para o outro Border-Router, e aquilo
   tudo caiu para o BGP.
   Por sua vez, o BGP repassou tudo aquilo para o outro
   trânsito como se ele fosse o Origin-AS daqueles blocos.
      Na verdade não repassou eu havia
      aplicado um filtro para meus blocos.

\SE/ o que aconteceu com eles foi o mesmo que aconteceu comigo, e
\SE/ a operadora tivesse filtrado com base em RPKI, o filtro diria:
  "Ei, mas você não é o dono do prefixo 8.8.8.0/24.
   Não vou aceitar essa rota!
   Seu roteador bobo, feio, e chato!"

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação