[GTER] Caixa para BGP virtualizado

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Jul 14 15:49:32 -03 2014

Opa Renato,
Não discordo de você.
Mas acho que o thread, apesar de produtivo, está um bocadinho desordenado.

Vamos lá:

O colega Marco Macari perguntou se é possível, e o que usam como
alternativa ao Router-OS.
->Bom, lendo as respostas deve-se chegar a vários cenários onde foi
comentado que é possível.
  Seja somente como route-reflector, e redistribuindo as rotas limpas para
os demais routers, ou seja até para roteamento propriamente dito.
  Também foi comentado sobre o uso do OpenBGPd e Bird como alternativas ao
Quagga e Router-OS.

Alguns colegas comentaram sobre possíveis problemas de performance de rede
devido a compatibilidade de modelos e fabricantes específicos de NICs.

​Mas falando específicamente sobre a H.A., você está certíssimo.
De nada adianta colocar tudo em um baita servidor parrudo sendo que ele
pode cair...

Nesse caso, um par de hosts físicos rodando algum hipervisor que
possibilite o recurso de H.A. já deve resolver o problema.
Mas isso apenas para ambientes onde o BGP seja apenas ​
​para receber e redistribuir as rotas(route-reflector), sem trafego
efetivamente passando por ele​
​.
Acredito que o H.A. de virtualização não se saia bem, mesmo p/ tráfegos
pequenos de uns 50-100Mb.

Ou seja:
É possível? -> SIM!
Em todos os cenários-> Não! Alguns não são indicados.
Preciso tomar cuidados extras? -> Com certeza.

Mas o comentário mais importante em minha opinião foi o do Lucas, quando
ele falou de BORDA LIMPA!
<ironia>
O "maior sonho" de todo consultor é encontrar uma única caixa que faça:
- BGP do ASN do ISP
- VPN de tudo que é tipo
- PPP de todos os clientes
- QoS em milhares de níveis, PPP e outras interfaces
- Trocentos EoIP e similares

- NAT do resto
</ironia>

Acho que isso dá para ser comparado com os "servidores de rede" dos idos
anos 2000, com direito a Samba, Squid, IPtables, MySQL, Apache, Tomcat,
SendMail, SpamAssasin, e tudo mais que conseguissem enfiar na mesma
caixa... E junto com eles os comentários do tipo "De vez em quando o
sisteminha fica muito lento.".

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação