[GTER] Virtualização Servidores DNS

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Jul 14 11:13:55 -03 2014

> Rubens,
>
> A partir de que quantidade de acesso há este problema de banda e acesso à
> memória?

Para deixar claro, é banda de acesso a memória, ou quantas palavras por
segundo a CPU (real ou virtualizada) consegue buscar.

> Tenho servidor dns virtual, até mais de um, e não noto problemas nele.
> Entendo que ele não é dos mais acessados do Brasil, e assim imagino que a
> carga sobre ele influencie tb.

Alguns exemplos onde não usar virtualização:
- Autoritativo para 3 milhões de domínios
- Recursivo para 40 mil clientes de acesso

Entre os exemplos que funcionam (ex: 700 clientes de acesso) e os que não
funcionam acima, há uma grande faixa de operação onde pode ou não ser bom
rodar virtualizado...  mas no caso da pergunta original, o objetivo era
virtualizar apenas para separar DNS recursivo de autoritativo, o que não
vale a pena.

Agora, se a idéia é virtualizar para rodar uma VM de outro sistema
operacional (ex: Windows) para rodar outra coisa na máquina, aí pode valer
a pena virtualizar... mas para separar coisas que um ambiente Unix-like já
sabe separar, não tem porquê.

Para aumento de disponibilidade também não vale a pena. Técnicas como
primário/secundário e anycast operam sem necessidade de virtualização e
permitem prover alta disponibilidade usando ou características intrínsecas
do protocolo DNS quanto de recursos de protocolos de roteamento.

Rubens