[GTER] Caixa para BGP virtualizado

Marco Macari - Dynatec macari at dynatec.net.br
Sat Jul 12 09:24:07 -03 2014

Saudações a Todos;

Bom dia!

Montei recentemente uma estrutura de
servidores virtualizados com VMWARE ESXi para meu provedor de internet.

Estou usando um Dell PowerEdge T620 com 2 Xeon 2.8 (6 Cores), 32GB
Ram, 4 HD SAS 600 (Raid 0+1) Controladora Perc 7 com 1GB de Cache e 2
Fontes Redundantes..., enfim, como manda o figurino para um servidor de
media/alta disponibilidade.

Neste servidor rodam atualmente: Os
servidores DNS (Ubuntu Server), Concentradores PPPoE (Mikrotik),
Radius/Afins para gerenciamento dos clientes (Atualmente utilizo a
plataforma MK Solutions para gerenciamento) e um 2008 R2 para base
operacional.

Recentemente, saiu minha AS e recebi um /22 para brincar.
tenho 600 e poucos clientes residenciais e mais uma pá de clientes
empresariais.

Compro transito de 2 operadoras sendo um 100M e outro de
20M.

As perguntas:

1 - Eh vantagem rodar um Mikrotik também
virtualizado pra subir o BGP? (2GB de RAM ou mais disponibilizados)

2
- Alguém com uma estrutura parecida? Teve algum tipo de impacto
negativo?

3 - Se não Mikrotik, o que? Quagga!?

Um bom dia a todos e
desde já agradeço;