[GTER] Domínios, existe algum limite? ou deveria?

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Aug 14 22:49:40 -03 2014

>     Tudo bem, o net.br está liberado pra qualquer um, e pode até virar um
> negócio ( como fizeram )... mas na boa, não deveria existir um limite?
>  Essa prática é legal?
>
>     Pois basta uma consulta rápida https://registro.br/cgi-bin/
> whois/?qr=012.748.262/0001-18&#/lresp
> pra ver o que estou dizendo, são 9986 domínios registrados no mesmo CNPJ.
>
>     Não nem ao certo nem o que pensar, se penso que é normal ou não.
>  Porque se essa moda pega, eu não quero nem ver!
>
>     O que me dizem?

Já existiu um limite no passado, mas foi removido. É um limite fácil de ser
contornado usando CPFs e CNPJs de laranjas, e há empresas com usos
legítimos para grandes quantidades de domínios representando seus produtos.

Essa moda já pegou, e se estima que apenas 60 milhões dos quase 300 milhões
de domínios registrados globalmente tenha conteúdo real; mesmo considerando
os usos não Web do sistema de domínios, há muita coisa por aí
"estacionada".

Isso se deve a uma questão econômica chamada arbitragem, que é a diferença
entre valores que um ativo tem nos diferentes mercados; no Registro.br
qualquer domínio custa R$30, quer ele seja <palavra-chave>.com.br ou
dhasjgh312.com.br. No mercado secundário, estes domínios tem valores muito
diferentes...

... a única forma que eu vejo de evitar isso seria operar qualquer venda de
domínio como ordem de compra no mercado de ações, ganhando a oferta de
maior valor. Me parece a criação de algo complexo demais para administrar
esse tipo de ativo.

Rubens