[GTER] RES: VPN com IPSec

Emiliano Martins emiliano.martins at ik1.com.br
Fri Sep 30 11:21:17 -03 2011

Renato,

Com o NAT-T habilitado nas máquinas funciona sem problemas. Os clients de
VPN que os clientes tem usado para IPsec (Draytek, Cisco e um outro que
agora me fugiu o nome) tem a opção de ping to keep alive e quando a conexão
cai esses clients abrem um poup-up pedindo a rediscagem.

Quanto a renovação do IP dinâmico os problemas são raros, já que as
operadoras, pelo menos aqui em SP, estão com o Lease do DHCP (o da net é de
cerca de 3 semanas)