[GTER] Soluções wifi para grandes publicos

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Sep 20 08:28:32 -03 2011

2011/9/20 Rafael Cresci <cresci at gmail.com>:
> Bem, o 802.11 sendo descartado, isso agora será o pesadelo das operadoras de 3G/4G...

3G e 4G tem mecanismos de acesso bem mais controlados que o Wi-Fi,
sobrevivendo melhor a situações tipo "swarm".

O que provavelmente será necessário é a colaboração de todas as
operadoras colocando ERBs, pois ninguém tem sozinho espectro para
aguentar isso. Considere um modelo onde vocês entram com facilities
(torres, energia, fibra óptica) e as operadoras com ERBs e serviço.

> Não sei quanto à parte wireless (da qual não entendo nada), mas na parte terrestre creio que possa ser possível vermos tecnologia 40 ou 100GE em prática?

Como cada operadora tende a usar uma solução diferente e pode não ser
Eth, uma modelo onde você deixa dark-fiber e a operadora transmite com
o que gosta de usar pode ser mais prudente. E acho difícil precisar de
mais de 10G por ERB, por limitações do wireless...

> Com certeza, vai ter gente tuitando e postando no Facebook (fotos inclusive) a torto e a direito nos locais. Não obstante o "falando".

Em Pequim eles chegaram a operar uma frequência com canalização
(não-padronizada) invertida: 75% de uplink e 25% de downlink, para
transmissão de vídeo nas atividades aquáticas. Talvez ter isso
agregado ao convencional ajude.

Rubens