[GTER] [Inclusão Digital]Ajuda PTT

Herbert Faleiros herbert at scw.net.br
Fri Feb 25 17:49:49 -03 2011

2011/2/25 Matheus Valença <Matheus.Valenca at t-systems.com.br>:
> O meu problema era a limitação de MAC dentro do link da operadora (GC) que me conectava ao PiX. Quando a operadora aumentou o limite para 1000 MACs todas conexões v4 e v6 subiram.

todas as operadoras que oferecem transporte até os PIXes do PTTMetro
sofrem desse tipo de problemas. O circuito que eles especificam (que
chamam de lan2lan ou erroneamente de clear-channel, etc) não foi
especificado para a estrutura L2 necessária adotada pelo PTTMetro
(pelo menos não para entrar diretamente num dos PIXes, geralmente da
própria operadora).

O correto seria esse pessoal especificar (e vender) serviços "Carrier
Ethernet" implementados em cima de SDH, MPLS ou Ethernet PBB/PBT, ou
seja, (neste caso) um "E-Line" transparente (para o transporte até os
PIXes); assim eliminamos o "C-MAC learning" da história (como há no
QinQ que eles todos utilizam), consequentemente não corremos o risco
de exaustão de entradas MAC.

Assim é possível deixar esses (fake)clear-channel (que deveriam também
ser especificados como E-Line, variando apenas nos atributos) para o
transporte fim-a-fim entre dois routers (que é o que eles estão
acostumados a vender e configurar).

Aqui também foi necessário a operadora reconfigurar sua rede para
"aprendermos" todos os MACs do IXP, mas ainda sofremos eventualmente
de um problema (que não tem como resolver na estrutura atual oferecida
pela operadora) que ocorre quando um dos membros do IXP "vaza" o que
não deveria ali, as tabelas na própria operadora chegam ao limite
configurado e eventualmente eu deixo de "aprender" os MACs (válidos e
necessários) de alguns dos neighbors do IXP. Como ainda recebo os
prefixos, simplesmente deixo de ter acesso à estas redes.

--
Herbert