[GTER] Definição das "boas práticas" para anúncio nos LG do PTT.br

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Feb 24 22:51:30 -03 2011

> Isto parece implicar que você considera que as duas missões são necessárias,
> e não apenas a segunda.

Correto.

> Para um usuário verificar apenas as rotas anunciadas naquele PTT em um LG
> que recebe também as tabelas completas dos participantes, é necessário que o
> LG permita facilmente esta identificação, e que o usuário do LG possua a
> informação necessária para poder segregar estas rotas dentro do LG.

A barreira de entrada que define facilidade ou dificuldade é relativa,
pois um maior conhecimento ou ferramental do usuário muda a altura
dessa barreira.

Eu acho que um serviço HTTP que tivesse já essa opção e tivesse alguns
recursos de grep diminuiria essa barreira de entrada e seria um
incremento interessante ao PTT, mas é perfeitamente factível com os
recursos já disponíveis hoje.

> Isto não vai ser necessariamente verdade na configuração do LG, a menos que
> a primeira missão também seja considerada importante.

Eu considero a missão de prover a visão dos AS importante como já dito.

> Aliás, como faço eu, não-membro do PTT-SP, para segregar as rotas do ATM no
> lg.sp.ptt.br se não sei qual o ASN dos servidores de rota ou seus IPs, e o
> WHOIS não ajuda muito a descobrir?  A trabalheira para identificar o
> neighbour correto pode não ser pequena.

Perguntando como fazer isso na lista GTER, talvez ?
 "show ip bgp sum" vai mostrar todos os neighbors do LG, e entre os
últimos estão os route-servers cujos IPs costumam ser .253 e .254.

Rubens