[GTER] RES: Roteador

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Wed Feb 23 14:10:27 -03 2011

On 23-02-2011 12:16, Danton Nunes wrote:

> taí um estudo que eu gostaria de ver numa reunião do GTER: roteadores
> x PCs, levando em conta vários fatores: · desempenho (em bits/s e,
> principalmente, pacotes/s) · confiabilidade (MTBF, MTTR) · custo
> (TCO)
>
> ou seja, estressa o bicho e vê onde ele abre o bico.

Desenvolver e documentar uma metodologia para estes testes já seria de
grande ajuda (e poderia até valer um RFC).

Acho bom incluir também os testes de latência e buffer-bloat.  Já
sabemos que um mínimo de CoS/QoS é estritamente necessário para proteger
o roteamento (BGP, OSPF, etc)... e é muito fácil errar nesta hora e
destruir a escalabilidade por core (em Linux, pelo menos) ou as
características de latência em pior caso do equipamento.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.