[GTER] Roteador

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed Feb 23 00:11:57 -03 2011

> Obrigado Ulisses, realmente o que eu queria ouvir era relatos de quem usa
> Cisco e Juniper, pois quero sair da plataforma PC. Muitos colegas conseguem
> milagres com os PCs, mas acho que a nossa empresa chegou num patamar que um
> equipamento mais confiável valerá a pena.

Chega um ponto em que hardware-forwarding deixa de ser opcional.

> o ASR1001 e o Juniper MX-80 ficaram na mesma faixa de preço, por volta de 35
> mil dólares. Porém, o ASR1001 suporta 7.5Mpps e 5Gbps enquanto o Juniper diz
> suportar 55Mpps e 70Gbps.

Qual bundle de MX-80, o MX80-5 ou o MX80-48T ? Detalhe que nenhum
desses dois bundles alcança 55 Mpps/70 Gbps, mas mesmo que seja metade
ou um quarto disso, ainda é bem mais que o ASR-1000.

Um detalhe de ambos os números é que eles são soma de RX com TX, ou
seja, os 5 Gbps do ASR-1001 são até 2.5 Gbps de link.
Ele me parece meio próximo (apenas 3x) da sua necessidade, deixando
pouco espaço para crescimento.

> A dúvida continua... qual solução escolher? Por mim iria de Juniper, mas a
> diretoria quer um feedback de quem já utiliza as soluções. Temos ainda um

Ambos são linhas razoavelmente novas desses dois fabricantes. Na
geração anterior era bem fácil escolher a Juniper ao invés da Cisco,
mas tanto a Juniper tem escorregado mais na atualização do JunOS
quanto o IOS XE tem apresentado menos bugs do que a média anterior da
Cisco... ambas colaboraram em deixar a questão software mais cinza do
que era antes.

Na comparação de linhas de comando, eu considero a interface do JunOS
superior em flexibilidade e gerenciabilidade, e é muito parecido com a
que Cisco adota em produtos maiores como ASR 9k e CRS (sendo que o
JunOS precede o IOS XR da Cisco). Porém, essa familiaridade do IOS XE
dos ASR 1k com o do IOS convencional pode ser vista como vantagem em
se embasar em conhecimento já adquirido ou na empresa ou por
profissionais de mercado.

Um ponto porém que é bem discrepante entre esses produtos são suas
arquiteturas... a do ASR-1k é uma arquitetura eficaz mas modesta,
focada em serviços e portanto maiores alterações dos pacotes que
passem por ele, enquanto o MX80 é uma máquina de triturar pacotes
extremamente azeitada. O fato de que as duas atendam sua demanda atual
não significa que isso será assim no futuro... veja se você tende a
crescer em funcionalidades (terminação VPNs, NAT 64 para IPv6 etc.) ou
em volume de tráfego, veja quantos esses novos usos vão custar (custo
de licenciamento de serviços no ASR, custo de novas interfaces no ASR
e no MX), e isso deve dar uma luz sobre a questão.

> cache da Thagos e gostaríamos de usar ele usando wccp no Cisco, coisa que no
> Juniper tem que ser feita de outra forma. WCCP funciona bem mesmo ou tem os
> seus pirepaques?

O IOS XE, usado no ASR-1001, tem suporte a WCCP ? E se tiver, com que
impacto de performance ? Não assuma que é suportado apenas por ser
Cisco...

Rubens