[GTER] Roteador

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Feb 17 18:44:47 -02 2011

>  Nos chegamos a orçar um cisco ASR-1002 recentemente, e te digo que o preço
> foi bem salgado, não sei o quanto pretende gastar.

Mas é o roteador best-fit da Cisco para essa aplicação, mesmo...
... a Juniper tem umas promoções de M7i para provedores que podem interessar.

>  O Rubens Kuhl chegou a falar também sobre a placa NETFPGA, estamos vendo
> alguém para trazer a mesma para o Brasil e fazer alguns testes para ver o
> desempenho.

Eu não imagino que 4G RX+4G TX seja possível, mas 1G RX+1G TX de
throughput com certeza. O que não ficou claro para mim na documentação
da NetFPGA, na verdade do roteador de referência IPv4 para a NetFPGA,
é o número máximo de prefixos. Se for pequeno como por exemplo da
ordem de 32 somando rotas e adjacências, só daria para seguir uma rota
default e dividir o tráfego entre roteadores com menor tráfego... se
for algumas mil, já fica mais versátil.

A NetFPGA 10G (que também suporta SFPs de 1G) já está com hardware
disponível, talvez trazer uma de cada já fosse interessante para
experiência. A programação da NetFPGA 10G ainda não está completa mas
fazer download depois é a parte fácil.

>  Hoje temos aqui servidores Dell R410 com 12GB de ram e placas Intel
> compiladas com o driver da Intel, não do próprio kernel Linux e um Kernel
> bem enxuto.

Com IRQ Affinity ?

Rubens