[GTER] Configuração de DNS

Ricardo Stock ricardostock at bol.com.br
Fri Feb 4 17:23:49 -02 2011

Bom dia todos da lista. ainda sobre DNS... li muito sobre o assunto, mas ainda nao consegui me livrar dos servidores terceirizados, e gostaria não só de aprender, mas configurar meu próprio DNS Server. Desejo migrar meus clientes para minha estrutura :-)

Apenas troquei o nome do meu dominio por meudominio por questão de etica :-) e o IP real para xxx.xxx.xxx.xxx

Peço ajuda da lista para conseguir me livrar desta cruz que é configurar um DNS ( o reverso, será outra cruz, embora a operadora já o tenha configurado para mim)

Internamente a máquina webserver será o servidor de web e email
a máquina ns sera o servidor de dns ela esta atráz do firewall apenas com a porta 53,953 e 22 abertas (mesmo a colocando em DMZ o resultado foi o mesmo)

Meu arquivo resolv.conf esta da seguinte forma:
nameserver=200.204.0.10 (DNS do provedor telefonica, que me disponibilizou o ip)
search com.br meudominio.com.br com

O comando hostname na máquina onde o bind esta instalado = ns
(apenas para curiosidade, usei para dns um antigo celeron 600 com 64MB e RedHat 9.4. salve máquinas antigas)

Minha zona (que não é uma zona :-)) no arquivo /etc/named.conf
zone "meudominio.com.br" IN {
        type master;
        file "/root/meudominio.dns";
        allow-transfer { xxx.xxx.xxx.xxx; };
}

o conteudo do arquivo meudominio.dns

meudominio.com.br. IN SOA ns.meudominio.com.br. postmaster.meudominio.com.br. (
        2011040200;
        10800;
        1800;
        3600000;
        259200;
)

meudominio.com.br.           10800   IN      NS     ns.meudominio.com.br.
ns.meudominio.com.br.       10800   IN      A       xxx.xxx.xxx.xxx

meudominio.com.br.   10800   IN MX   10      webserver.meudominio.com.br.

www.meudominio.com.br.       10800   IN CNAME ns.meudominio.com.br.
ftp.meudominio.com.br.       10800   IN CNAME ns.meudominio.com.br.

Com o comando dig meudominio.com.br tenho a seguinte resposta:
; <<>> DiG 9.2.1 <<>> meudominio.com.br
;; global options:  printcmd
;; Got answer:
;; ->>HEADER<<- opcode: QUERY, status: NOERROR, id: 48025
;; flags: qr rd ra; QUERY: 1, ANSWER: 1, AUTHORITY: 0, ADDITIONAL: 0

;; QUESTION SECTION:
;meudominio.com.br.          IN      A

;; ANSWER SECTION:
meudominio.com.br.   1094    IN      A       187.75.183.145

;; Query time: 13 msec
;; SERVER: 200.204.0.10#53(200.204.0.10)
;; WHEN: Fri Feb  4 16:13:11 2011
;; MSG SIZE  rcvd: 54

e ao testar no registro.br tenho como resposta
esgotado o tempo limite

Ou seja, onde estou errando.

Fico no aguardo de uma resposta

Obrigado a todos