[GTER] Comportamento estranho com vlans (linux)

Gustavo Alves gjalves at gjalves.com.br
Wed Oct 28 00:13:55 -02 2009

Olá Matias,

Trabalhamos em ambientes com VLANs em Linux e lhe asseguro que cenários
semelhantes ao seu funcionam corretamente. Para que o iptables não receba um
pacote de uma interface a kernel deverá ter seu suporte a rede desligado em
algum ponto (modulo ou sysctl). Assumindo que você esteja usando uma
distribuição padrão de mercado, é improvável que você esteja se deparando
com um bug do SO e sim com alguma falha de configuração.

Sugiro que você investigue e descarte inicialmente esta questão do iptables,
eventualmente através do comando:

iptables -I INPUT 1 -s <ip de origem> -j LOG

complementarmente

iptables -I FORWARD 1 -s <ip de origem> -j LOG

caso estejamos tratando de um destino que não o servidor.

Na possibilidade de insucesso, a publicação das configurações e
detalhamentos do firewall e roteamento seriam de muita valia.

Avise na hipótese de correção ou caso obtenha mais detalhamentos do
episódio.

----
Gustavo Junior Alves
Specchio Soluções em TI