[GTER] Comportamento estranho com vlans (linux)

Matias Breunig matias at dgnet.com.br
Tue Oct 27 23:53:30 -02 2009

Boa Noite,

Em um ambiente com um switch com duas vlans (83 e 700) conectado em uma
placa de rede de um linux (kernel 2.6.28-1) com duas vlans "taggeadas" na
interface eth0 (eth0.83 e eth0.700) estou enfrentando um problema muito
estranho.
Este linux é um roteador (roteador A) rodando OSPF com outro roteador
(roteador B) na vlan 700 e BGP com uma operadora na vlan 83 além de haver
uma outra interface não taggeada com parte da minha rede. (a outra parte
está atrás do roteador B na outra ponta da vlan 700).
O fato que está me deixando intrigado é que ao ativar a segunda vlan (700)
não consigo comununicar com o roteador A estando atrás do roteador B.
O traceroute de uma estação atrás do roteador B até o roteador A pára no
último salto, não consigo pingar o roteador A.
Se sniffo a interface (eth0.700) com tcpdump enquanto disparo um ping de uma
máquina atrás do roteador B consigo enchergar o pacote mas quando insiro uma
regra no iptables deste roteador (iptables -I INPUT -s IP_ORIGEM_PING) o
mesmo pacote que aparece no tcpdump não aparece no log do iptables (este é o
fato que me intriga). A interface, ip de origem e etc conferem exatamente,
não há nat ou firewall no meio do caminho e para me deixar mais intrigado,
pingando do roteador A para o roteador B e vice versa consigo pingar
normalmente.
Comparei também a saída do tcpdump (utilizando Wireshark) de um ping
realizado pelo roteador B e um ping realizado por uma estação atrás deste
roteador e ambos são tecnicamente idênticos. A tablea de roteamentos está
correta fim a fim.
Ficam as dúvidas, por que o pacote aparece no tcpdump e não aparece no log
do iptables? Por que o pacote de roteador a roteador chega e da estção para
o roteador não chega?

Qualquer sugestão é bem vinda.
Desculpem-me pelo tamanho do e-mail.

Obrigado,