Re: [GTER] Balanceamento de t ráfego utilizando rotas estáticas

Everton da Silva Marques emarques at diveo.net.br
Mon Sep 11 13:25:38 -03 2006

Marco Antônio Faria Botelho escreveu:
> Tenho dois links de 2mbps (Interface v.35, encapsulamento HDLC)
> conectados em cisco 2500.
>
> Configurei as rotas estáticas para o balanceamento de
> tráfego entre os links, mas ao verificar a utilização
> através do MRTG, a serial 0 está sendo super utilizada
> enquanto a serial 1 quase não há tráfego.
>
> Rotas estáticas:
> 0.0.0.0 0.0.0.0 serial 0
> 0.0.0.0 0.0.0.0 serial 1
>
> Segundo a Telemar, o roteador dela já está configurado
> para o balanceamento que provavelmente o problema
> estaria no meu.

> [...]

Esse balanceamento é realizado na saída. Portanto, se o
problema ocorre no sentido da Telemar para o seu equipamento,
procure a solução com a Telemar; se o problema aparece no
sentido do seu 2500 para a Telemar, investigue o seu
dispositivo.

Um problema comum é a falta de CEF no IOS. Quando não há
CEF, o cache do fast-switching prejudica o balanceamento
por pacote. A melhor solução é habilitar o CEF, quando
possível; outra solução é desabilitar o fast-switching.
Consulte também a thread abaixo:

http://eng.registro.br/pipermail/gter/2006-June/010652.html

Éverton