[MASOCH-L] Gmail enviando spam?

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Tue Jan 5 13:58:28 -03 2021

On 05/01/2021 09:51, Lucas Willian Bocchi wrote:
> Bom dia a todos.
>
> Sempre usei a sorbs aqui como uma lista válida pra checagem RBL nos meus
> servidores de e-mail. Porém, hoje cedo me deparo o gmail bloqueado. Segue a
> URL para checagem.
>
> http://www.sorbs.net/lookup.shtml?209.85.160.172
>
> Será que eles estão com problema? Alguém mais pode me confirmar isso?]

sorbs está correta e o gmail ESTÁ enviando spam, de uma maneira bem cachorra:

o spammer cria um formulário no Google Forms, configura recibos de resposta para
os endereços das vítimas. Ao submeter o "formulário" todos os patos recebem a
mensagem. As mensagens vem DKIM-assinadas pelo Google e parecem "respeitáveis".
Detalhes em
https://security.stackexchange.com/questions/241263/how-is-it-possible-that-this-spam-mail-came-from-google-forms-without-revealing

já reclamei várias vezes para abuse@{google,gmail}.com, mas parece que essas
caixas postais apontam para /dev/null.

sugiro bloquear qualquer rmensagem em cujo envelope o remetent está nos domínios
trix.bounces.google.com e gaia.bounces.google.com, ou de forma mais geral
*.bounces.google.com, enquanto o Google não se dignar a consertar a bagunça que
eles mesmos criaram.

-- Danton