[MASOCH-L] scp lento, iperf rapido (somente paralelo)

Rejaine Silveira Monteiro rejaine at bhz.jamef.com.br
Thu Oct 29 10:22:32 -03 2020

Oi, sim.

Respondendo as perguntas:  o link inicialmente era 100Mbps , mas foi
aumentado para 200Mbps.
O resultado que fiz agora com nc no link de  200Mbps com um arquivo de
100MB de link foi esse abaixo (já batemos ponto a ponto se havia algum
equipamento no meio do caminho com 100Mbps  etc.. mas ainda não
encontramos nada):

# dd if=/dev/zero bs=100M count=1 | nc  <destino> 1234
1+0 records in
1+0 records out
104857600 bytes (105 MB, 100 MiB) copied, 12.4108 s, 8.4 MB/s

No servidor1  (origem) que está no datacenter1 (rede 10Gbps),  o
kernel está com esses parâmetros:

net.ipv4.ip_forward = 1
net.ipv6.conf.all.forwarding = 0
net.ipv4.tcp_timestamps = 0
net.ipv4.icmp_echo_ignore_broadcasts = 1
net.ipv4.conf.all.rp_filter = 1
fs.inotify.max_user_watches = 65536
net.ipv4.conf.default.promote_secondaries = 1
net.ipv4.conf.all.promote_secondaries = 1
kernel.shmmni = 4096
kernel.sem = 250 32000 100 128
fs.file-max = 6815744
net.ipv4.ip_local_port_range = 9000 65500
net.core.rmem_max = 16777216
net.core.wmem_max = 16777216
net.ipv4.tcp_rmem = 262144 262144 262144
net.ipv4.tcp_wmem = 262144 262144 262144
net.core.netdev_max_backlog = 30000
net.ipv4.tcp_congestion_control = htcp
net.ipv4.tcp_mtu_probing = 1
fs.aio-max-nr = 3145728
net.core.rmem_default = 262144
net.core.wmem_default = 262144
kernel.sysrq = 1
kernel.shmall = 268435456
kernel.shmmax = 751619276800
vm.nr_hugepages = 358400
vm.swappiness = 10

E no servidor2 , no datacenter2 (rede 1Gbps, que é destino das cópias):

net.ipv4.conf.all.rp_filter = 0
fs.inotify.max_user_watches = 65536
net.ipv4.conf.default.promote_secondaries = 1
net.ipv4.conf.all.promote_secondaries = 1
kernel.shmmax = 1825361100800
kernel.shmall = 838860800
kernel.shmmni = 4096
#kernel.sem = 250 32000 100 128
kernel.sem = 250 32000 100 250
[...]
net.ipv4.tcp_rmem = 4096 87380 16777216
net.ipv4.tcp_wmem = 4096 65536 16777216
net.ipv4.ip_forward = 1
kernel.panic_on_oops = 1
net.ipv6.conf.all.forwarding = 0

Rejaine da Silveira Monteiro
Analista de Suporte - Tecnologia Digital
Jamef Encomendas Urgentes
Matriz - Contagem/MG
Tel: (31) 2102-8854