[MASOCH-L] IPv6 em Hotspot Mikrotik

Andre Almeida andre at bnet.com.br
Fri Jun 21 11:14:16 -03 2019

Só pra documentação:

Consegui fazer funcionar, filtrando requisições AAAA antes do clientes
estar auth.
Primeiro, se faz um regex Layer7 para procurar por requisições que
contenham \x1C\x01

Você impede com que o cliente fale com qualquer outro servidor recursivo se
não o proprio roteador do hotspot. (tanto em V4 quanto em V6)

E após cria a regra impedindo que from-cliente e !auth , seja possível do
cliente receber requisições que perguntam por entrada AAAA.

Isso faz com que o cliente não consiga abrir sites em v6 antes de fazer o
login.
E após o login, você começa a responder as requisições pois a regra deixa
de dar match.

Faz o RADVD do MK fazer o Advertise sem informar o DNS, deixando o DNS
funcionar apenas em v4.

E se usar Unifi para entregar o WiFi para o cliente:
1 - desativa o Guest policy da sua rede WiFi
2 - cria um filtro de Multicast para que somente seu MK consiga fazer o RA
(mantendo uma espécie de filtro guest)
3 - informa na LAN do site do UniFi seu bloco IPv6 para que ele permita o
RA de passar

Como eu uso PCQ para gerenciar o tráfego dos clientes, em IPv6 mangle você
também pode manter o PCQ funcional, fazendo o mark-connection e mark-packet
E no PCQ deixe a mask do v6 em /128.

Base de estudo:
https://forum.mikrotik.com/viewtopic.php?f=2&t=102897

Att,