[MASOCH-L] Phishing - report

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Tue Aug 6 15:40:13 -03 2019

On Tue, 6 Aug 2019, Andre Almeida wrote:

> Pessoal, como eu faço pra reportar esse PDF?
> (ou no caso o domínio inteiro, que parece bem malicioso)
>
> http://pichel.com.br/logs/minha-vivo2/Fatura-Vivo.pdf
>
> pichel.com.br
>
> Tem uma fatura que ta sendo enviada por e-mail que é claramente um boleto
> fake.

Notifique o dono do site onde o estrupício está hospedado. Provavelmente é
conta invadida.

O código de barras tem 44 caracteres, típico de duplicatas comuns
(boletos), normalmente associada a uma conta corrente.

O banco desse boleto é o Santander (ex Banespa), o código do banco são os
três primeiros dígitos do código de barras. Código de barras de convênios
tem 48 dígitos.

Então um cara que você deve notificar é a segurança do Santander/Banespa,
não esqueça de passar-lhes o código de barras, de onde eles facilmente
identificam o número da agência e da conta:

 	03393797600000399599853029700000335603320101
banco: 033
vencimento: 7976 -> 2019-08-09
valor: R$ 399,59

Outro é mail-abuse at cert.br

Além disso as listas de bloqueio de spam.

Last but not least, a polícia, já que é uma tentativa de estelionato.

-- Danton