[MASOCH-L] Ajuda com problema de rede

Márcio Antônio Sepp marcio at zyontecnologia.com.br
Wed Jun 6 23:05:51 -03 2018

Meus caros, preciso d vossa ajuda.

Tenho o seguinte cenario em um cliente com um link de 6 mb da embratel e
aproximadamente 35-40 dispositivos na rede interna (uns 20 computadores via
cabo e o restante via wifi).

Temos um o squid como proxy nao transparente rodando no windows.

Esta ocorrendo que em um determinado horario do dia a internet oscila para
todas as maquinas (tanto as sem fio qto as cabeadas).

Neste mesmo instante o ping para o 8.8.8.8 nao apresenta perda.

Nao observo nenhum log diferente seja no switch (mikrotik), ou no router
(mikrotik rb1100Ah2) ou que seja no servidor windows.

No instante que ocorrem os problemas percebemos que os sistemas que rodam no
browser travam e depois de alguns instantes voltam a funcionar. São sistemas
diferentes e, para testar, deixei uma máquina ouvindo rádio, a qual também
parou o som no momento do problema.

O link da Embratel é entregue via fibra ótica.

Essa intermitência dura de 20 a 50 min e depois disso tudo volta ao normal.

Verificando o nosso roteador, no momento em que ocorre a intermitência, o
link está em algo em torno de 60% de ocupação.

Acreditei que o problema poderia ser o squid. Instalei versoes mais recentes
e inclusive troquei de maquina.

Por favor se puderem me ajudar agradeço muito.

--

Att

Márcio A. Sepp