[MASOCH-L] Roteador doméstico

Eduardo Rigler erigler at gmail.com
Wed Aug 29 10:34:55 -03 2018

Olá amigos,

Recentemente pedi o upgrade de velocidade da minha VIVO Fibra de 100 para
300Mbps. Após uma pequena epopeia de 15 dias para ter a velocidade
aumentada (problema sistêmico deles) finalmente deu certo.

Sempre mantive o HGU (Mitrastar) que a VIVO me forneceu em bridge com um
roteador próprio (Asus AC66U) gerenciando a rede.

Após o upgrade de velocidade comecei a perceber que o Asus já não estava
aguentando o tranco, usos convencionais que antes não consumiam mais de
20~30% de seu singelo processador single-core de 600mhz agora dão picos de
70~90% especialmente em conexões múltiplas (p2p, etc.) e acho que
invariavelmente isso também está limitando a velocidade no uso mais pesado,
só consigo atingir em conexões "simples" (speedtest, iperf, ftp/http
download e afins).

Ontem resolvi colocar o HGU (gpt-2541gnac-gv) de volta no roteamento para
teste e notei uma pequena melhora no cenário mas ainda aquém da ideal,
apesar de especificado para lidar com conexões GPON não sei qual é o limite
real dele, seu processador é um dual-core de 600mhz mas a gerência dele é
terrível e bem limitada.

tl;dr:

Busco um roteador para lidar com 300~500Mbps de tráfego, pela minha
experiência com Ubiquiti penso em algum EdgeRouter. Outro modelo que deva
olhar? Mikrotik (qual)?

Não preciso de WiFi pois já tenho um Unifi fazendo este trabalho, e não
quero ter que montar um HTPC/similar com um pfSense no meio da minha sala
:-)

Valeu!

[]´s