[MASOCH-L] Roteador TP-Link Japonês

Henrique de Moraes Holschuh hmh at hmh.eng.br
Mon Apr 2 14:43:13 -03 2018

On Mon, 02 Apr 2018, Eduardo Rigler wrote:
> Vi algumas pessoas dando a dica de subir o firmware do equipamento
> fornecido para outros países mas "por bem" ele não aceitou essa manobra.

Não vai aceitar mesmo.  É "travado" por "região", e a TP-Link me
informou que essa é a tendência para os modelos novos: abandonar a
região "universal", e travar por região regulatória + línguas suportadas
por uma imagem de firmware.

A TP-Link travou apenas o suficiente para atender as exigências legais
(dos EUA/EU?), mas sem tornar impossível o suporte de firmwares
alternativos.  Eu evitaria aborrecer o suporte deles com esse assunto.

O firmware pode aceitar várias localidades/regiões, ou uma só.  Por
exemplo, o firmware do TP-Link Archer C60v2 (BR), vendido no Brasil,
funciona para roteadores C60v2 com as localidades BR, MX e uma terceira
que não me recordo, e oferece Português e Espanhol como línguas da
interface.

Costuma ser possível mudar a região alvo de uma imagem, e aí um roteador
daquela região alvo passaria a aceitar a imagem modificada.  Mas isso
não muda a região de firmware do roteador, ou seja, futuros updates [via
bootloader] teriam o mesmo problema e teriam que ter as imagens editadas
para serem aceitas pelo bootloader [para upgrade via tftp].

Não sei quão trivial é trocar a região de firmware do roteador para
trocar quais imagens ele espera.  Não é comum fazer/ter que fazer isso
até onde sei.

Não tenho a receita de bolo de como editar a região de uma imagem, ou
colocaria elas aqui.  Vai precisar estudar os fontes dos utilitários
para criar imagem tipo "factory" da tp-link no OpenWRT...

> Alguém já passou por isso? Alguma dica? Quebrei a cara? =P

Não necessariamente.  No repositório do OpenWRT, em tools/firmware-utils
você encontra código capaz de escrever cabeçalhos de imagem TP-Link
(tipo "factory").  Se tiver tempo, você pode estudá-los para ver se
descobre como modificar uma imagem EU para entrar num roteador japonês,
etc.

E sempre tem a alternativa brutal de reprogramar à força a SPI FLASH do
dispositivo com outro firmware.  Mas isso não é nada trivial porque
neste caso precisaria preservar algumas áreas da FLASH e possivelmente
ajustar algumas áreas da imagem para ter os dados corretos para aquele
dispositivo, etc.

Agora, se alguém já estiver trabalhando no suporte ao modelo do seu
roteador pelo openwrt, ou ele já for suportado, mudar a assinatura da
imagem openwrt gerada é *trivial* uma vez que você saiba que tem que
fazer isso.  Olha aqui o exemplo para o C60v2:
https://github.com/openwrt/openwrt/pull/591

--
  Henrique Holschuh