[MASOCH-L] Filtro de conteúdo Web

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Oct 23 09:45:36 BRST 2017

Isso(SaaS de dns filtering) é um baita conflito na implementação de
serviços de premissa que tenha demandas específicas de DNS.
A mais clássica delas é o próprio domínio Active Directory com redes
inválidas.

Esse nicho de ferramentas, popularizado OpenDNS, é realmente muito
interessante e eficaz.
Mas tem que ser bem pensado, pois pode trazer mais dor de cabeça que
solução...

Aquela ideia marota de "Aaa, usa recursivo local nas estações e configura o
Umbrella/OpenDNS/Etc como fowarder desse NS local", semi-resolve...
Essa solução ZOA completamente a qualidade de navegação(boa parte por conta
de CDNs), e acaba com a granularidade de controle dos requisitantes.

Outra coisa que não é aplicável nesse tipo de ambiente com requisitos
específicos de DNS é forçar que o Gateway(firewall) seja o DNS recursivo...
Também gera muita dor de cabeça.

Relendo minha escrita parece até que sou contra a solução.
Não é verdade...
Só quero ressaltar que é necessário analisar o contexto completo do
ambiente para propor uma solução.
Essa tendência de CLOUDear tudo tem seus limites.
Quanto mais se quer controle, mas recursos de premissa são necessários.

Em 20 de outubro de 2017 20:06, Rubens Kuhl <rubensk at gmail.com> escreveu:

> Você está na pista certa com DNS: muito disso tem migrado para DNS. Só que
> para soluções SaaS, não soluções on-premises... há alguns SaaS onde o nível
> gratuito tem ameaças de segurança, outros onde tem conteúdo adulto... algum
> foco específico ?
>

> Rubens

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação