[MASOCH-L] Ferramenta Gestão de TI

Rodrigo Castilhos castilhosr at gmail.com
Mon Nov 6 11:19:43 -03 2017


Tenho 6000 equipamentos em todo territorio nacional (e crescendo).

Desde os grandes centros até as 'bibocas' mais inacessiveis. Todos os 
tipos de usuarios, desde os mais espertos e cooperativos até os mais ... 
digamos ... complicados de interagir.

Experimentei diversas opções, desde GLPI, OCS, enfim ... no final, o que 
efetivamente funciona é uma combinação de ferramentas baseadas em SNMP e 
scripts (variados, depende do caso).

Todos os dados são consolidados e inseridos (manual e automagicamente) 
em uma ferramenta desenvolvida internamente na qual uso dois conceitos 
fundamentais: OM e SLOT.

OM = Objeto de Manutenção (hardware e/ou software)

SLOT = LOCAL onde esta ativo (ou deveria estar) o OM.

Estamos a 22 anos no mercado, usamos este "modelo" já a 13 anos, foi a 
unica forma que encontramos (na época) que atenderia nossas necessidades.

No meio do caminho tentamos outras ferramentas ... mas acabou que o 
projeto inicial mostrou-se mais aderente e fexivel.

Me desculpe, Rejaine, não quero te desanimar. Fiz questão de postar 
minha experiencia para demonstrar que, às vezes (e são poucas vezes) a 
'colcha de retalhos' funciona melhor que ferramentas 'prontas' (desde 
que bem costurada, e documentada).

Rodrigo Castilhos.


Em 03/11/2017 20:52, Carlos Menandro escreveu:
> Se eu tivesse poder de escolha, também usaria OCS Inventory.
> Usei de 2006 até 2010 nos órgãos em que trabalhei.
>
> Em 3 de novembro de 2017 17:27, Rafael Bedendo <rafael.bedendo at gmail.com>
> escreveu:
>
>> +1 GLPI
>>
>> OCS para Inventário com instalação de plugin por GPO
>>
>> WSUS para atualizações
>>
>>
>>
>> Em 1 de novembro de 2017 18:55, Carlos Menandro <carlosmenandro at gmail.com>
>> escreveu:
>>
>>> Usamos System Center da Microsoft para fazer inventário de HW/SW e
>>> distribuição de pacotes.
>>> Mas não recomendo nem um pouco, pois sempre dá algum tipo de problema
>> mesmo
>>> com consultoria da Microsoft contratada para implantar e resolver
>>> problemas.
>>>
>>> Help Desk usamos GLPI integrado com AD e cruzando dados com o banco de
>>> dados de patrimônio e lotação de servidores.
>>>
>>> Em 1 de novembro de 2017 16:03, Rejaine Monteiro <
>> rejaine at bhz.jamef.com.br
>>> escreveu:
>>>
>>>> Olá pessoal, tudo bem?
>>>>
>>>> O que vcs utilizam para controle para auxiliar no gerenciamento e
>>> controle
>>>> da infraestrutura de TI (inventário hw/sw , distribuição e atualização
>>>> remota de patchs/aplicações,  proteção e segurança, help desk  etc)
>>>>
>>>> A princípio, estamos buscando  uma solução comercial mesmo, na linha do
>>> CA
>>>> IT Service Management , Kace, AdotIT
>>>>
>>>> Alguma recomendação?
>>>>
>>>> __
>>>> masoch-l list
>>>> https://eng.registro.br/mailman/listinfo/masoch-l
>>>>
>>> __
>>> masoch-l list
>>> https://eng.registro.br/mailman/listinfo/masoch-l
>>>
>> __
>> masoch-l list
>> https://eng.registro.br/mailman/listinfo/masoch-l
>>
> __
> masoch-l list
> https://eng.registro.br/mailman/listinfo/masoch-l




More information about the masoch-l mailing list