[MASOCH-L] Consulta WHOIS web - registro.br é antispam?

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed May 31 08:41:32 BRT 2017

leandro at allchemistry.com.br>:

> Caramba. Sensacional.
>
> Consegue confirmar isso para nos junto com o pessoal que cuida deste
> serviço, quando for possível?
>
> Confirmando isso, eu consigo implementar no SPFBL rapidez. Precisaria do
> critério correto apenas.

Fiz um teste no OT&E e é isso mesmo, ausência de expires. Te passo o
domínio em PVT para você ver.

Porém... lembrei de um outro caso que gera o mesmo efeito: domínios em DPNs
restritos onde não há cobrança (.br, edu.br, mil.br, gov.br, leg.br, def.br,
jus.br, mp.br)

> Mais importante que estar em grace time é saber se o sujeito pagou, para
> indicar permanência.

É o pagamento que muda isso mesmo. A seleção do período não causa mudança
na saída do WHOIS, testado agora.

Só um alerta de terminologia: grace period é usado na relação entre
registries e registrars, que no .br são os provedores de serviços, e ele é
de 120h (5 dias) após o registro. Mas as transações de EPP já são pagas no
momento do registro, e há limite percentual para reembolso dentro do grace
period... então ainda não observamos esse grace period ser usado em abusos
no .br, apesar disso ocorrer em gTLDs.

Rubens