[MASOCH-L] Dúvida Conceitual - BD junto ou separado - App de Infraestrutura

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Wed Mar 15 16:06:00 BRT 2017

Já é uma solução consagrada o uso da Stack que separa os serviços de Banco
de Dados / Back-End / Front-End para Web- Applications que venham a
necessitar de escala horizontal.

E por causa disso, em estruturas com maior demanda, se cria uma estrutura
de Banco de Dados, com as devidas redundâncias/replicações, políticas de
backup, e etc...
E com então e se dissemina a cultura do "Tudo que é
MySQL/PostGresql/SQL-Server vai alí".

​Mas eu muitas vezes me pego em dúvida com rela​ção ao real sentido de
separar das respectivas APPs os Banco de dados para usados em Aplicações de
infraestrutura.

Exemplos disso seriam:
 - Engine do Backup-Director e Banco de dados do Catálogo.
 - Engine de Versionamento(Git/CSV/Mercurial) e o Banco de dados.

P.S.: E sei que até existem algumas aplicações em que até são consenso em
não se separar o banco da aplicação.
Exemplos disso seriam Voip-Server(Asterisk+Mysql ou CallManager+Informix),
WSUS(IIS+SQL).

E aí?
Qual é o entendimento dos colegas sobre essa questão?

Exemplos práticos:
 - GIT? Coloco o banco separado ou não?
 - Rconfig? Coloco o banco separado ou não?

--
Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação