[MASOCH-L] dominio super fraudulento

Bruno Cabral bruno at openline.com.br
Wed Jun 21 10:00:56 BRT 2017

Olá

Vamos ser realistas, existe alguma micro ou pequena empresa que não seja de tecnologia e leve informática a sério? Já viu a média de salário de "administrador de rede"? Virtualização, backup, cabeamento, treinamento de pessoal, tudo é tratado como despesa, nunca como investimento. Ninguém calcula o custo de rede parada, antes que ela pare. Já ouvi o disparate de um diretor querer fazer 1TB de backup (uns 100MB diários diferencial) da empresa "na nuvem" pra cortar "compra de HD" (imagine o tempo para recompor o backup inteiro de 1TB pela internet se o servidor fritasse)

Para quarenta contas o gapps sai a cerca de R$1000/mês. Isso dá R$12.000/ano, é o que o gerente financeiro vê. E como já pagam uns R$100-200 pela banda larga, gmail/outlook comuns são "grátis", sobrevivem as gambiarras.

(No mercado de consultorias a situação não está muito diferente, todo mundo cortando custos fixos e preferindo pagar mais caro quando acontece algum problema. É a "uberização" do trabalho, já sentida pelos antigos engenheiros de telecom dos tempos pré-privatização de telecom)

Boa sua idéia do serviço para fisgar o cliente :-)

Acabou de me ocorrer que a idéia do "filtro do MX" integrada a um gmail/hotmail via API (pra não precisar de espaço em disco local) seria um ótimo meta-router (openwrt rodando como VM em mikrotik)

[]s

!3runo