[MASOCH-L] Oracle VM

Fernando Ulisses dos Santos fernando at bluesolutions.com.br
Fri Jun 9 09:22:03 BRT 2017

Rogério, bom dia!

Vamos lá, Oracle VM funciona, mas:
- tem pouca mão de obra no mercado
- se estiver acostumado com VMware ou Hyper-V, tem uma curva de aprendizado
- faltam recursos que tem a anos no VMware e Hyper-V, claro que no
VMware só nas versões mais caras
- é a única forma de ter um Oracle Database/Weblogic/wharever
virtualizado, licenciado e com suporte (sim, eles forçam a barra)
- hoje se você comprar um hardware Oracle como o ODA, ele vem com o
Oracle VM para gestão, inevitavelmente

Minha ordem de preferência pros Hypervisors seria:
- VMware - ambientes com VMs de S.O. mistros ou se precisar de funções
Enterprise
- Hyper-V - se teu ambiente for majoritariamente Windows com até umas
100 VMs
- Citrix XEN - boa alternativa, embora tenha alguns desafios de backup
(poucas ferramentas) e mão de obra
- Oracle Linux - se teu ambiente for em maioria servidores com WebLogic
e Oracle Database
- RHEV - se teu ambiente for praticamente só RedHat
- VMware ESXi Free/Xen Free/KVM - se você tiver equipe interna e não
tiver verba nenhuma
- Nuvem (AWS/Azure) - se puder ter um link Internet descente ou tiver
equipe distribuída

As funções Enterprise do Vmware e Hyper-V se pagam em termos de
disponibilidade, facilidade de gestão e escalabilidade a partir de umas
30 VMs e 2 Hosts com storage.

Disclamer: minha empresa presta suporte em todas essas plataformas e
somos revendedores da maioria delas, mas sou neutro o suficiente pra
filtrar o que os fornecedores falam do suporte que prestamos no dia a
dia a clientes, e no dia a dia, algumas facilidades fazem toda a diferença.

<http://www.bluesolutions.com.br>
Fernando U. Santos <https://www.linkedin.com/in/ferulisses/>
+55 (19) 3551-3898 <tel:+5501935513898>
fernando.santos at bluesolutions.com.br