[MASOCH-L] Server para RADIUS e DB

Claudio Junior csjunior at gmail.com
Wed Aug 30 10:49:06 BRT 2017

Hoje temos que levar em consideração que desempenho de servidor é fácil de
atender. O custo da memoria e cpu não são mais tão grandes.
O grande problema ao meu ponto de vista é o armazenamento físico.
independente da solução, o ideal é vc ter contingencia que é um bom backup
(e toda a politica de fazer o backup e processo de restore) e também os
discos terem contingencia interna que conseguimos com esquemas de raid 1 -
mirror que é muito arriscado, raid 10 (mirror + stripping) ou até mesmo os
um pouco mais lentos mas bem mais seguros que são o raid 5 ou 6.
Para armazenar informações recomendo algum storage que alem de ter o raid
que vc configurar (mas que envolva mirror) tenha discos reservas no qual a
plataforma suba automaticamente inserindo no raid em caso de necessidade e
desative o disco problemático permitindo substituição online e com isto
evitando o máximo possível indisponibilidade. Lembre-se que restaurar um
backup é demorado e em alguns casos isto deve ser evitado.Isto tudo deve
ser analisado, levando em conta, a quantidade de informação, tempo de
acesso. Estou falando em teras de informação e não gigas que podem ser
restaurados através de um HD externo via USB.

Boa sorte pessoal

--
Claudio da Silva Junior
csjunior at gmail.com