[MASOCH-L] RES: Phishing Santander

Leandro leandro at spfbl.net
Wed Aug 16 15:32:42 BRT 2017

Oi Rubens. Eu sempre tento achar algum registro do CPF fraudado no Google
e, muito raramente, retorna algo com um nome bem diferente do registrado no
registro.br. Tipo aquele caso da mulher na base de dados do TRE, onde o
fraudador usou um nome de homem bem diferente.

Sei que a amostragem aqui é pequena demais para afirmar algo, mas pode ser
que as fontes que eu encontrei estejam erradas ou pode também ser que a
informação que deram ao registro.br estava errado.

Independente de ser representativo ou não esse grupo de fraudadores
criativos, só existem três hipóteses possíveis se a validação superficial
do CPF for feita:

   1. O resultado ser o mesmo, indicando que realmente a grande massa vem
   de registros completos roubados;
   2. O resultado melhorar, indicando que existe sim uma parcela que
   inventa CPF e nomes ou
   3. O problema ser completamente resolvido.

A hipótese que numa ocorrerá, caso a validação superficial for implementada
é:

   1. O resultado ser pior que já é hoje.

Visto que o risco do pior cenário se concretizar ser algo sem prejuízo
algum, o risco do melhor cenário se concretizar me parece bem convidativo
em troca o esforço adicional empregado.

Leandro
SPFBL.net