[MASOCH-L] RES: Phishing Santander

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Wed Aug 16 08:55:26 BRT 2017

Eu ainda acredito que a melhor forma de resolver grande parte deste
problema é validando a documentação do sujeito, já que o CPF é uma
informação obrigatória no registro.br.

Existem duas formas de fazer uma validação superficial do CPF:

 1. comparação da data de nascimento e
 2. comparação do nome.

Para 1, a comparação é direta pois não existe subjetividade. Para 2,
como existe um problema de subjetividade na escrita e antecipada pelo
Rubens, é possível construir um algoritmo, baseado no LCS, para
determinar se o comprimento do LCS entre as duas cadeias de caracteres
normalizadas é proporcional ao tamanho da cadeia do nome real:

    https://en.wikipedia.org/wiki/Longest_common_subsequence_problem

Sendo 1 inválido, o processo de cadastro é automaticamente interrompido.
Sendo 2 inválido, levando-se em conta um limiar pré-definido, conclui-se
o cadastro mas o sistema lança um alerta para que o responsável pelos
registros possa investigar.

Eu poderia construir esse algorítimo como código aberto para a
comunidade e o registro.br teria apenas que implementar ele no processo
de cadastro de titularidade com CPF.

Resolvendo essa parte de cadastros fraudados, a gente pensa em outras
soluções para a parte restante do problema, quando o CPF é aparentemente
válido mas está sendo usado para phishing.

Leandro Carlos Rodrigues
TI All Chemistry do Brasil
(11) 3014-7100