[MASOCH-L] Hotspot com autenticação

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Aug 7 09:06:55 BRT 2017

O mais elegante seria se nativamente o seu sistema fizesse chamadas
API/REST contra algum sistema de Vouchers(o do PFSense ou do OPNSense é
lindo).

Mas os desenvolvedores desses sistemas são, geralmente, toscos...
(existem exceções)

Aí vai uma receita de bolo que estou implementando para outro ambiente e
deve funcionar para o teu também:

Saber lidar com o FreeRadius é pre-requisito.

No Database do ERP
------------------
 - Crie uma tabela "GuestNetworkAuthentication" A PARTE para definir o
usuário, senha.
   - A parte! Isso porque os caras do ERP vão entrar em parafuso se no DER
aparecer alguma FK "nova" amarrada nas FK da tabela "deles"(apesar de VOCÊ
ter pago pelo sistema).
   - Uma coluna de LastUpdateTime também vai te ajudar lá no Mysql

 - Crie duas triggers na tabela de hospedagem
   (Isso dependerá da modelagem de dados)
   - On Insert -> Pega os dados do Hospede, gera user_login e senha(aqui
vai de sua criatividade), e dá um insert no tabela de
"GuestNetworkAuthentication". Apesar de não criar o relacionamento é
importante criar uma coluna de FK que bata com a PK da tabela de Hospedagem.
   - On Alter-Table, update de checkout-time -> Muda para "disable" o
registro equivalente da tabela "GuestNetworkAuthentication".

Agora é no MySQL do Freeradius e fica tudo em casa
 - Basicamente criar uma procedure que leia aquela tabela
"GuestNetworkAuthentication" lá no SQL-Server, e disso faça os inserts e
delete nas tabelas do Freeradius.
 - Criar um evento no mysql repetindo a cada 5-10 segundos, executando essa
procedure...

P.S.: Essa parte de Conectar no Sql-Server e levar pro MySql pode ser feita
por fora, com PHP, Phyton ou até Bash/Powershel e agendar pelo cron ou
scheduler. Mas acho que é só uma coisa a mais para ter que lidar.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação