[MASOCH-L] OT - Formação de Mão de Obra Técnica na área de Redes de Computadores - Era: Re: Utilizacao de FreeBSD no Brasil

Luiz Otavio O Souza lists.br at gmail.com
Fri Apr 28 03:24:28 BRT 2017

> Olá!
>
> Aproveitando a deixa do Nilton José Rizzo, logo abaixo, pergunto:
>
> O que vocês enxergam como necessário para a formação de um técnico em redes
> de computadores?
>
> Sou professor no curso técnico de redes de computadores em uma escola
> técnica estadual (ETEC) em Jacareí, interior de SP. O curso já existe a
> cerca de 8 anos. De lá para cá só recebemos computadores do governo estadual
> e nada de um laboratório de redes, que é essencial para o curso. Se quer
> temos servidores para que os alunos possam trabalhar. Para muitos deles,
> [...]

Marcelo,

Provavelmente vou chover no molhado mas os maiores interessados em
contribuir são as empresas locais de tecnologia, que vão gostar, e
muito, da mão de obra mais capacitada que você vai poder formar.

O FreeBSD (por meio da FreeBSD Foundation) tem feito contato, eventos
e esta desenvolvendo um projeto bem interessante em várias escolas
(nos EUA).

Eles tem 3 objetivos principais, fomentar o interesse pela tecnologia
desde de muito cedo (estamos falando de alunos a partir dos ~12 anos),
identificar possíveis talentos cedo e contribuir e incentivar para a
maior participação de mulheres na tecnologia.

Este ultimo ponto eles tem levado bem a sério, buscando criar um
ambiente seguro, livre de preconceitos e piadas  chovinistas, onde as
mulheres não precisem se sentir acuadas, mesmo num grupo
predominantemente de homens[1].

Eu acho que você pode tentar fazer contato com organizações deste tipo
também (FreeBSD Foundation e outros), mesmo que seja para trocar
idéias, entender o programa que eles estão desenvolvendo nas escolas,
mas possivelmente você vai conseguir mais ajuda (financeira) das
empresas e comunidade local (afinal esse é um problema generalizado no
Brasil - e temos _muitas_ escolas pra ajudar).

-l

1: O FreeBSD tem história aqui, houve pelo menos um caso de uma
desenvolvedora (e acreditem, ela não é deste planeta) que se
apresentou na comunidade como homem e apenas depois de se estabelecer,
de conhecer a comunidade acabou se revelando mulher.  E pra comunidade
nada mudou, apenas um nome (ela já havia ganhado respeito de todos
pelo excelente trabalho que ela - e só ela - fazia).