[MASOCH-L] OT - Formação de Mão de Obra Técnica na área de Redes de Computadores

CV Marcelo Guido - IFI marceloguidomgog at fab.mil.br
Thu Apr 27 14:46:28 BRT 2017

Oi Danton!

Observações no texto

Em 27-04-2017 10:12, Danton Nunes escreveu:

> Depende muito de o que se espera que ele faça depois de formado. Uma
> característica importante no meu entender é flexibilidade para
> aprender novas tecnologias, já que elas aparecem a toda hora. e
> precisa saber ler em inglês, porque não dá tempo de esperar que
> manuais e documentação sejam traduzidos antes que a respectiva
> tecnologia ou produto esteja obsoleta.

O curso é técnico, antigo 2o grau. A faixa etária dos alunos, no termino
do curso, gira entre 17 e 20 anos. Ou seja, são profissionais em início
de carreira.

> Esse cenário não parece tão ruim. Ter um ambiente de virtualização é
> muito importante, mesmo que ele pareça precário. É importante poder
> virtualizar redes inteiras, inclusive switches, além de máquinas em si.
>
> É importante também ter equipamentos de medição, ferramentas de
> montagem de cabos, fibras, etc. Não basta ficar no mundo da fantasia
> do virtualizador, pois muitos problemas graves da vida real podem ser
> causados por um maldito conector mal crimpado.

Aqui mora um de nossos problemas. Mal temos mais dúzia de testadores de
cabos e outros tantos multímetros. Sem falar no material de consumo
(cabos, conectores, ...) que muitas vezes chegam no final do semestre,
quando chegam... O curso todo, 1,5 ano, os alunos só veem a parte de
cabeamento metálico cat 5e, pois outros materiais não são disponíveis...

> Não sei se temos equipamentos ou ferramentas a oferecer, vou conversar
> com meus sócios a respeito, mas é provável que haja alguma coisa
> encostada e em bom estado que lhes possa ser útil.

Opa, tomara que sim. Irei enviar um e-mail para você com o meu contato
institucional da escola.

At.
Marcelo Guido